29 de setembro de 2008

Pitangueira em Flor

Essa é a minha pitangueira.





Essas são fotos da minha pitangueira. Não resisti e vim mostrar a vocês. Ela está toda em flor.
Linda!
Se todas essas flores virassem frutos, dava até para vender no mercado. rsrs

Vou falar sobre um pouco dela:
Cheirosa, saborosa, de cores vivas, a pitanga não faz bem apenas aos sentidos, nem é matéria-prima só para doces, xaropes e chazinhos da vovó.
Por quantas vezes o chá de suas folhas nos salvou num daqueles dolorosos desarranjos intestinais ou o xarope caseiro nos aliviou a tosse?
Essa mesma pitanga que enche de aroma e sabor as recordações de infância de muita gente, hoje desperta também a atenção de alguns pesquisadores interessados em suas propriedades medicinais e farmacológicas. Além de buscar a comprovação da eficácia de seus usos tradicionais – como diurético, anti-reumático, antidiarréico e antifebril – eles estudam substâncias promissoras no controle da pressão arterial e na prevenção do câncer. A pitanga é rica em vitamina C, flavonóides e taninos. A vitamina C é fundamental para o sistema imunológico; os flavonóides protegem o organismo contra a ação dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento, por exemplo), e os taninos atuam como adstringentes, ou seja, são substâncias capazes de provocar a contração de tecidos e vasos sanguíneos, diminuindo secreções ou formando uma camada protetora sobre eles.

Suas folhas contém o alcalóide denominado pitanguina (sucedâneo de quinino);
em medicina caseira seus chás e banhos são utilizados para tratamento de febres intermitentes.

Os chás tem uso contra diarréias persistentes, contra:
afecções do fígado;

em gargarejos nas infecções da garganta;
limpar e descongestionar a pele do rosto;
queda e oleosidade dos cabelos;
hipertensão;
contra reumatismos e gota.

Dizem, também, o chá ter uma substancia excitante.

Ainda os frutos alem de deliciosos são tidos como digestivos se ingeridos após as refeições.

COMO FAZER:
Coloque 3 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.


QUANTO VALE UMA PITANGA
Confira o valor nutricional de 100 gramas de polpa de frutos de pitanga.
Componentes Unidade Valor
Valor energético 38 calorias
Umidade g 85,8
Proteína g 0,8
Gordura g 0,4
Carboidratos g 12,5
Fibras g 0,6
Cinzas g 0,5
Vitamina A mg 635,0
Tiamina mg 0,3
Riboflavina mg 0,6
Niacina mg 0,3
Ácido ascórbico mg 14,0
Cálcio mg 9,0
Fósforo mg 11,0
Ferro mg 0,2
Fonte: Villachica et al. (1996).

Essa eu vou fazer:

CREME DE PITANGA

Ingredientes (12 pessoas)

200 ml de leite
200 ml de creme de leite fresco
200 g de mel
1 fava de baunilha fresca raspada ou 1 colher de essência de baunilha
2 caixinhas de pitanga (batidas no liquidificador com dois copos de água, como na receita anterior)
3 colheres (sopa) de amido de milho

Preparo:

Em uma panela grande, coloque o leite, o creme de leite, o mel e a fava de baunilha e leve ao fogo para que ferva. Em seguida, abaixe a chama do fogão e deixe evaporar por mais 5 minutos. Retire a fava de baunilha.
Dissolva o amido de milho no suco de pitanga coado e despeje, bem devagar, sobre o preparado de leite. Mexa bem devagar também, controlando para não pegar no fundo da panela.
Ponha em uma forma grande ou em 12 pequenas, umedecidas com água. Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por 3 horas antes de servir. Decore com frutas inteiras e fios de mel.

http://www.premioreportagem.org.br/article.sub?docId=26290&c=Brasil&cRef=Brazil&year=2008&date=setembro%202007

13 comentários:

  1. Oi,

    Lindissíma! obrigada por compartilhar.
    Boa Semana.
    Já te linkei!
    bjo.
    Tica

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, que lindas fotos! Deve ser muito bom ter uma árvore frutífera dessas em casa; e a receita então, deve ficar uma delícia! Que vc tenha uma ótima semana. bjs

    ResponderExcluir
  3. Boa noite querida amiga !
    Tem dois prêmios e um selinho pra vc lá no meu blog, dê uma passadinha lá para pegá-los
    Uma linda semana pra vc!!!

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmmmm que gostoso acho que irei te visitar rsrsrsr.
    Como anda as coisas heinme chama no msn mesmo que aparece off ta bom.
    Vim te pedir um favor como você sempre arruma meu blog rsrsr.
    Dá uma olhadinha quando poder é claro nos links (das amigas)
    Ele mnão anda mais nem sai do lugar snif snif.
    Bjus e adorei ta tudo lindo aqui...

    :: Jaqueline ::

    ResponderExcluir
  5. Olá! Vim conhecer seu blog, faço parte da turma do Cartão Secreto Primavera e estou muito feliz em conhecê-la. Amei demais essa postagem. Me transportou para a infância com muita graça! E eu nem sabia que a Pitangeira era tão fantástica! Deus nos deu tudo que precisamos através da Natureza não é mesmo?! Parabéns!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Katia,
    Até me deu saudades da minha pitangueira...
    Lindo seu novo blog.
    Bjs
    Beth

    ResponderExcluir
  7. Boa noite minha querida !
    Talvez vc não me conheça, mas eu tb faço parte do Cantinho da Carlinha e recebo as suas contribuições, geniais por sinal !
    Passei aqui pra te dar um presentinho!
    Vá ao meu blog e verá !
    Bjo eum excelente F.D.S. !

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga.Gostei do post.Aqui em casa usamos muito e até fazemos licor.Bom domingo para voce.bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Ai que delícia! Senti até o cheirinho das flores. Eu adoooroooo pitanga! Lindas fotos.
    Tenha uma ótima semana.
    Abracinhos
    Sue

    ResponderExcluir
  10. olá katia obrigado pela visita tenha uma boa semana.
    beijos teresa

    ResponderExcluir
  11. adorei seu relato sobre a pitangueira e sua finalidade, alem do fruto ser uma delicia,voce deu otimas dicas de cha e creme,esta de parabens,beijos fique na paz

    ResponderExcluir
  12. Oláá´!!
    Passei aqui pra dizer que tem selinho pra vc lá no meu blog OK ?!
    BJOO !!

    ResponderExcluir
  13. olá Katia, obrigado por ler meu redado. estou esperando anciosa por sua ajuda. meu nome e miria lembra? queria que voce me ajudasse a ter um link-me , quero tambem agradecer sua visita no meu blog fiquei muito honrrada. desde ja obrigada, bjs Miria

    ResponderExcluir

Obrigada por doar um pouco do seu tempo para comentar e deixar seu recadinho.
Um Abraço.
Katia